Olá! Você gostaria de receber as notificações sobre esta loja?


X

#NovembroAzul: se toque e previna-se! 06/11/2017 09h00 | BY Sensual Love

0 358

Com o fim do Outubro Rosa, entramos agora no Novembro Azul: mês que coloca a saúde do homem em evidência, justamente por ser comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata no dia 17.
O movimento teve sua origem num bar Australiano em 1999, onde um grupo de amigos teve a ideia de deixar os bigodes crescerem durante todo o mês, como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação à instituições de caridade.

No exterior, a campanha é conhecida como No Shave November (Novembro sem Barbear), ou Movember (Moustache + November), por isso o bigode estampa diversas campanhas. No Brasil, o Instituto Lado a Lado pela Vida foi responsável por inserir a discussão sobre as questões relacionadas à ida do homem ao médico e o câncer de próstata.
A doença é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens e, apesar da idade média recomendada para iniciar o exame anualmente ser de 45 anos, a negligência acaba sendo um dos principais fatores que contribuem para a mortalidade masculina.

Muitos homens ainda consideram supérflua a ideia de frequentarem médicos anualmente.
Grande parte desse pensamento se deve ao tabu que existe em volta do exame de toque retal feito por urologistas, por associarem esse comportamento à falta de masculinidade ou fraqueza.
Esse é um pensamento ultrapassado que traz danos à saúde do homem, pois contribui principalmente para diagnósticos tardios de doenças que poderiam ser tratadas com mais facilidade e sucesso se detectadas mais cedo.
Além disso, cuidar de si e prezar pela própria saúde não tornam um homem mais fraco ou "menos homem", pelo contrário, são indicativos de responsabilidade e iniciativa.

Ao contrário do que se pensa, não são só as mulheres que possuem uma rotina de auto-exame, como no caso do exame de toque das mamas.
O auto-exame masculino pode ajudar na prevenção do câncer de testículos e estimula o auto-conhecimento, que é importantíssimo para que o homem conheça a própria anatomia e note alterações com mais facilidade.

Veja o passo a passo e previna-se:

1- Tome um banho quente
Para facilitar a palpação, é ideal que se faça o exame depois de um banho quente, assim o escroto estará mais relaxado.

2- Se toque!
De frente ao espelho, corra os dedos por toda a superfície do testículo com os dedos indicador, médio e polegar.
Use as duas mãos para sentir a consistência, que deve ser baixa e frouxa. Caso note alguma irregularidade, nódulo ou área endurecida, consute seu urologista para uma avaliação mais precisa.

3- Mantenha a regularidade
É importante que se repita o auto-exame mensalmente, para que quaisquer alterações ou irregularidades sejam diagnosticadas e tratadas como se devem.


FONTES
http://www.brasil.gov.br/saude/2012/11/novembro-azul-conscientiza-homens-para-prevencao-do-cancer-de-prostata
http://www.psicologiaparacuriosos.com.br/o-que-e-o-novembro-azul-e-como-ele-comecou/
https://blog.drconsulta.com/2017/07/como-funciona-o-exame-de-toque-e-o-que-ele-pode-identificar/
https://www.andrologia.com.br/qual-e-importancia-exame-de-toque-retal/
http://saude.ig.com.br/minhasaude/2013-11-05/autoexame-masculino-e-importante-para-detectar-cancer-no-testiculo.html